terça-feira, 16 de abril de 2019

MINISTRO DO STF DÁ ORDEM PARA BLOQUEIO DE REDES SOCIAIS E ZAPS DE CRÍTICOS DO STF

O ministro Alexandre de Moraes fez uma determinação que a Polícia Federal realizasse buscas e apreensões na casa de pessoas que postaram mensagens contra o Supremo tribunal federal com requisito de ódio. 

 
O ministro Alexandre do STF, determinou o bloqueio de contas em redes sociais como do WhatsApp de sete pessoas investigadas por postarem ofensas contra a Corte. Em uma decisão sigilosa, o magistrado diz que foram verificadas mensagens com “conteúdo de ódio e de subversão da ordem” direcionadas todas ao STF. Os suspeitos foram alvos de buscas e apreensões que foram realizadas pela então Polícia Federal no Distrito Federal, em Goiás e em São Paulo nesta terça-feira, dia 16.

 

        TRECHO DA DECISÃO REFERIDA DO MINISTRO: 

 ´´ DETERMINO, ainda, o bloqueio de contas em redes
sociais, tais como facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram, desses mesmos,
investigados.

Expeçam-se os mandados, dirigidos à polícia federal, nos termos do art. 243 do código
de processo penal.

  Autorizo desde logo o acesso, pela autoridade policial, aos documentos e dados
armazenados em arquivos eletrônicos apreendidos nos locais de busca, contidos em
quaisquer dispositivos. Consigne-se a autorização nos mandados expedidos.

Após a realização das diligências, todos os envolvidos deverão prestar depoimentos.

Cumpra-se com estrita observância dos arts. 245 e 248 do código de processo penal.

Brasília,12 de abril de 2019

MINISTRO ALEXANDRE DE MORAIS

    RELATOR 

 

A medida é um resultado de uma investigação a pedido do presidente da Corte, ministro Toffolli, em 14 de março. O objetivo desse inquérito, relatado pelo ministro Morais, é apurar várias notícias falsas, denunciações caluniosas e ameaças que “atingem a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e seus familiares”. Uma das postagens que caiu na mira do STF foi publicada por um policial civil do estado de Goiás com o seguinte tema: “O nosso STF é bolivariano, todos alinhados com os narcotraficantes e corruptos do país. Vai ser a fórceps”. Em outra mensagem, o suspeito fala: “O Peru fechou a corte suprema do país. Nós também podemos. Pressão total contra o Supremo ”. O ministro chama atenção para o fato de o envolvido andar “constantemente com arma”.

  
   Em outro caso especificando, o investigado disse nas redes sociais que o “STF soltou até traficante” e que “é desanimador o fato de tantos brasileiros ficarem alheios ao que a quadrilha do STF vem fazendo contra a nação”. Segundo o ministro Alexandre , essas publicações revelam uma “propaganda com o objetivo de alteração da ordem política e social”. 


  Entre os alvos está o general da reserva Paulo Chagas. Segundo apontou o ministro do Supremo, ele fez “postagens nas redes sociais de propaganda de processos violentos ou ilegais para a alteração da ordem política e social, com repercussão entre seus seguidores”. Moraes diz que o “investigado defendeu a criação de um Tribunal de Exceção para julgamentos dos Ministros do STF ou mesmo substituí-los”.

 
 No mandado de busca, o ministro Alexandre do STF ordena à Polícia Federal apreender computadores, tablets, celulares e outros dispositivos que sejam eletrônicos encontrados nas casas dos tais suspeitos. O magistrado também determina que a PF tenha acesso aos “documentos e dados armazenados em seus arquivos eletrônicos” e que colha os depoimentos de todos os alvos da operação.

 

 Vamos analisar 5 pontos aqui: 

 

1 Discurso de ódio não é opinião

2  Ameaças não é um direito de liberdade de expressão 

3 Apreender os equipamentos foi correto ou não? 

4 Não defendo Alexandre, apenas defendo a constituição

5 Sou contra o discurso de ódio, ofensa, racismo, ameaças. 

6 Sou a favor ao debate e a livre expressão respeitando as partes. 

7 Sou a favor a democracia. 

8 Sou contra a censura, claro observando a lei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário