sábado, 13 de abril de 2019

DANILO GENTILI É CONDENADO A PRISÃO POR OFENSA CONTRA DEPUTADA MARIA DO ROSÁRIO

  O apresentador Danilo Gentili foi condenado a seis meses e 28 dias de prisão pelo crime de injúria contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A decisão é da Justiça Federal em São Paulo, Danilo acho que dessa vez não vai querer fazer piada contra a juíza. 


De acordo com o processo, no dia 22 de março de 2016 Danilo Gentili injuriou, através de vídeo postado  na internet, a deputada federal “ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, atribuindo-lhe disparate ofensivo, bem como expôs, em tom de deboche, a imagem dos servidores públicos federais e a Câmara dos Deputados”. Por assim acabou sofrendo essa condenação. 


 Na decisão, a juíza Maria Isabel do Prado diz que a liberdade de expressão e de informação é um dos pilares do Estado de Direito, mas que existe uma linha ética contra os abusos. Eu Izequiel também concordo com a juíza, sou bem democrático e amo a democracia, más existem limites até onde eu posso ir, exemplo: Não posso injuriar uma pessoa chamando ela de ladra, ou por causa da cor ou do peso ou do que veste ou como corta seu cabelo. Eu posso criticar e discordar, más não posso abrir mão livre do direito para ofender as pessoas e tratar como piada. 


A defesa disse que Danilo Gentili não teve a intenção de ofender a honra da deputada Maria do Rosário, mas a juíza não aceitou a alegação. “Se a intenção do acusado não fosse a de ofender, achincalhar, humilhar, ao ser notificado pela Câmara dos Deputados, a qual lhe pediu apenas que retirasse a ofensa de sua conta do Twitter, o acusado poderia simplesmente ter discordado ou ter buscado a orientação jurídica de advogados para acionar pelo que entendesse ser seu direito”, afirmou Maria Isabel do Prado na sentença  a juíza do caso. 


  Em nota da sua pessoa, a deputada Maria do Rosário disse que a decisão da Justiça é uma vitória da democracia e mostra a necessidade do respeito e do bom senso no debate público nas redes sociais e na vida. 


   Gentili usou a fala para fazer uma piada sobre o caso, argumentando que nem sempre concorda com o presidente, mas que, nesse caso, eles têm algo em comum: “ela não merece (ser estuprada)”, diz no stand up. Na época, uma série de pessoas se voltou contra o comediante. Uma delas foi a atriz Samara Felippo, que se posicionou dizendo que as “piadas” de Danilo são, na maioria das vezes, preconceituosos, misóginas e racistas. “Nesse vídeo, ele diz que uma mulher merece ser estuprada e uma plateia inteira, e com muitas mulheres, aplaude. Me causou horror físico e mental. É normal? É stand up? É só uma brincadeira?”, questionou. 

E você na sua opinião? Ele cometeu crime ou não dizendo em tom de piada que a mulher merece ser estuprada e que nem pra ser estuprada a Maria servia? Ao meu ver isso foi uma injuria contra a pessoa eu acredito que piada e liberdade de expressão tem limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário