quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O juiz humilha o porteiro do prédio, uma história de ficção para reflexão.

Um certo dia, um juiz menosprezou o porteiro de um prédio dizendo assim: Eu não preciso de você, eu sou mais importante que você, não dependo de você para nada. 

 No dia seguinte esse juiz ao voltar para casa, percebeu que havia algo estranho, pois o portão não se abriu para ele entrar, ele então desceu do carro e gritou pelo porteiro, os vizinhos informaram que o porteiro havia se demitido e a empresa não tinha ninguém para substituir, e tinha mais um problema, o último morador depois de entrar  percebeu que o portão travou e não tinha como consertar. O juiz ficou bravo e chateado e decidiu ir atrás de um chaveiro. Chegando em um local onde havia um chaveiro bem de vida e muito bem sucedido que até porteiro ele tinha para atender seus clientes. 

O juiz perguntou onde que estava o chaveiro? O porteiro disse que ele havia saído e que não voltava tão cedo! O juiz perguntou ao porteiro se ele conhecia algum chaveiro por perto aquela hora da noite? Pois estava precisando entrar em sua residência e o portão havia dado problema; o porteiro respondeu que não, más ele podia indicar um hotel para o juiz passar a noite. 

O juiz não tinha muita alternativa, pois já estava ficando bastante tarde e ele resolveu ir passar a noite no hotel. 

 Chegando no hotel, não tinha porteiro para lhe abrir a porta e nem levar suas bagagens, o juiz teve que carregar sua bagagem e dormir ali mesmo. 

  Dali mesmo ele foi direto ao trabalho no dia seguinte e por incrível que pareça o porteiro não estava no tribunal, para onde o juiz ia não existia porteiro para ele, onde teve que fazer todo o trabalho sozinho. O juiz já estava cansado daquela situação e começava a se lamentar, se ao voltar para a sua residência já haviam contratado um novo porteiro. 

  O condomínio já havia resolvido o problema do portão, más nenhum porteiro queria trabalhar naquele local, depois que souberam que o grande porteiro antigo havia pedido demissão. 

O juiz precisava se deslocar para pegar suas correspondências, pois não tinha mais porteiro para pegar e anotar seus recados, ele tinha que fazer tudo. 

  Com isso ele percebeu o grande fardo o que é ter que fazer tudo sozinho e resolveu pensar no que tinha dito para aquele porteiro, ele começou a entender que todos dependem uns dos outros, o advogado depende do acusado o acusado precisa do advogado, o médico precisa do paciente e o paciente precisa do médico, o professor precisa do aluno e o aluno precisa do professor, o policial precisa das ocorrências, e as pessoas precisam dos policiais e o povo precisa do estado, o juiz precisa das audiências e as pessoas com seus processos precisam dos juízes. 

  Ele decidiu ir procurar aquele porteiro para tentar pedir desculpas, pela primeira vez na sua vida de juiz ia pedir desculpas para alguém, já cansado de procurar ele esbarrou com um velhinho que começou conversar com ele. O que você está procurando? O juiz disse que estava procurando o porteiro do seu prédio a quem ele tinha humilhado, más não sabia seu paradeiro. O velho disse que poderia ajudá-lo a encontrá-lo. E os dois saíram em busca do velho porteiro do condomínio, depois de muito procurar acabaram encontrando, más não era mais um simples porteiro e sim um dono de um grande hotel de luxo de nível 6 estrelas. Você agora é porteiro ou gerente desse hotel, perguntou o juiz? O humilde porteiro respondeu que Deus havia concedido a ele a honra de ser o dono daquele lugar. O juiz espantado perguntou como que ele tinha conseguido dinheiro para comprar aquele luxuoso hotel 6 estrelas? Ele respondeu que tinha guardado uma grana e quando saiu do hotel recebeu as contas e investiu na bolsa de valores e com a grana que ele ganhou resolveu montar seu próprio hotel de luxo. Quando ele tentou virar para trás para falar com o senhor as lágrimas já caindo de remorso pelo que tinha feito ao pobre porteiro, viu uma carta no chão e o velho havia desaparecido, dentro do envelope estava escrito assim: Deus pega as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábias. Ele exalta os humilhados, porém abate os exaltados. 

 O juiz pergunta ao ex porteiro se ele o perdoava pelo que ele tinha feito? O porteiro disse que sim, por causa da ação do juiz ele pode se tornar patrão e jamais humilhar seus funcionários.  

  História escrita e editada por Izequiel escritor !

Nenhum comentário:

Postar um comentário