domingo, 2 de setembro de 2018

POR QUE ALCKMIN TEM MAIS TEMPO DE PROPAGANDA POLÍTICA NA TV ?

Saiu uma notícia de que o Geraldo Alckmin, candidato à presidência pelo PSDB, terá mais tempo de propaganda na TV do que 4 outros candidatos.

COMO QUE FUNCIONA ESSA COISA?

Toda eleição tem aquele horário reservado à propaganda eleitoral. Você deve se lembrar: muitos canais de TV e rádio interrompem a programação e começa aquelas promessas dos candidatos. 

Esse tempo é todo dividido e organizado por uma lei. Para quem pesquisar é a Lei 9.504 de 1997. É ela que a gente vai usar pra explicar o que aconteceu.

Nas eleições atuais, vamos eleger muitos cargos de (deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente) e todos eles têm direito a um tempo de propaganda no horário eleitoral reservado. O tempo para os candidatos à presidência na TV é de 12 minutos e 30 segundos. E isso tem que ser dividido entre todos os candidatos e candidatas.

A divisão é feita de duas formas:
90% desse tempo é dividido de acordo com a quantidade de deputados federais que os partidos dos candidatos elegeram nas últimas eleições;

 e os outros 10% são divididos igualmente entre todos os candidatos.

COMO O ALCKMIN CONSEGUIU TER MAIS TEMPO  QUE OS DEMAIS?

Ele fez algo que é comum nas eleições: uma coligação. Você já deve ter ouvido falar nisso? Então, as coligações são grupos de partidos que se unem para conseguirem melhores condições na disputa eleitoral. As vantagens de se coligar são muitas, vamos focar no que ela faz com o tempo no horário gratuito. Você já viu que parte desse tempo é dividido entre os partidos de acordo com o número de deputados federais que eles elegeram na última eleição. Acontece que, quando vários partidos formam coligações para lançar um único candidato à presidência, todos eles contam como se fosse um partido só. Aí fica fácil o candidato conseguir mais tempo no horário eleitoral. Vai entendendo!

Como o partido de Alckmin, o PSDB, se coligou com partidos que possuem muitos representantes na Câmara dos Deputados, o candidato tucano conseguiu muito tempo no horário eleitoral.

O blog izequielescritor e o canal izequielescritor sempre deixando vocês informados sobre assuntos polêmicos e complicados. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário