A MANIPULAÇÃO DAS MASSAS PARA CONQUISTA DO PODER É TÃO ANTIGA QUE
TEM ATÉ MANUAL. JÁ OUVIU FALAR DE JOSEPH GOEBBELS, O VIOLENTO MINISTRO
DE PROPAGANDA DE HITLER? ESTES SÃO OS 11 PRINCÍPIOS DERAM AO FUHRER O PODER POPULAR QUE DIZIMOU MILHÕES DE VIDAS.
01- PRINCÍPIO DA SIMPLIFICAÇÃO E DO INIMIGO ÚNICO.
SIMPLIFIQUE, NÃO DIVERSIFIQUE, ESCOLHA UM INIMIGO POR VEZ.
IGNORE O QUE OS OUTROS FAZEM, CONCENTRE-SE EM UM ATÉ ACABAR COM
ELE.
02- PRINCÍPIO DO CONTÁGIO.
DIVULGUE A CAPACIDADE DE CONTÁGIO QUE ESSE INIMIGO TEM.
COLOCAR UM PASSADO PERFEITO E MOSTRAR COMO O PRESENTE E O
FUTURO ESTÃO SENDO CONTAMINADOS POR ESSE INIMIGO.
03- PRINCÍPIO DA TRANSPOSIÇÃO.
ATRIBUA TODOS OS MALES SOCIAIS A ESSE INIMIGO.
04- PRINCÍPIO DA EXAGERAÇÃO E DESFIGURAÇÃO.
EXAGERE AS MÁS NOTÍCIAS ATÉ DESFIGURÁ-LAS, TRANSFORMANDO UM DELITO
EM MIL DELITOS, CRIANDO ASSIM UM CLIMA DE PROFUNDA INSEGURANÇA
E TEMOR. O QUE NOS ACONTECERÁ ?
05- PRINCÍPIO DA VULGARIZAÇÃO
TRANSFORME TUDO NUMA COISA TORPE E DE MÁ ÍNDOLE. AS AÇÕES DO
INIMIGO SÃO VULGARES, ORDINÁRIAS, FÁCEIS DE DESCOBRIR.
06- PRINCÍPIO DA ORQUESTRAÇÃO
FAÇA RESSOAR OS BOATOS ATÉ SE TRANSFORMAREM EM NOTÍCIAS, SENDO ESTAS
REPLICADAS PELA IMPRENSA OFICIAL.
07- PRINCÍPIO DA RENOVAÇÃO
SEMPRE HÁ QUE BOMBARDEAR COM NOVAS NOTÍCIAS ( SOBRE O INIMIGO ESCOLHIDO ), PARA QUE O RECEPTOR NÃO TENHA TEMPO DE PENSAR, POIS ESTÁ SUFOCADO POR ELAS.
08- PRINCÍPIO DO VEROSSÍMIL
DISCUTIR A INFORMAÇÃO COM DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DE ESPECIALISTAS,
MAS TODAS CONTRA O INIMIGO ESCOLHIDO.
O OBJETIVO DESSE DEBATE É QUE O RECEPTOR NÃO PERCEBA QUE O ASSUNTO
INTERPRETADO NÃO É VERDADEIRO.
09- PRINCÍPIO DO SILÊNCIO
OCULTAR TODA A INFORMAÇÃO QUE NÃO SEJA CONVENIENTE.
10- PRINCÍPIO DA TRANSFERÊNCIA
POTENCIALIZAR UM FATO PRESENTE COM UM FATO PASSADO.
SEMPRE QUE SE NOTICIA UM FATO, SE ACRESCE COM UM FATO QUE TENHA ACONTECIDO ANTES.
11- PRINCÍPIO DE UNANIMIDADE
BUSCA CONVERGÊNCIA EM ASSUNTOS DE INTERESSE GERAL, APODERANDO-SE
DO SENTIMENTO PRODUZIDO POR ESTES E COLOCÁ-LOS EM CONTRA O INIMIGO.
SERIAM COINCIDÊNCIA AS PRÁTICAS DA MÍDIA ATUAL E TAIS SEMELHANÇAS?
TEM ATÉ MANUAL. JÁ OUVIU FALAR DE JOSEPH GOEBBELS, O VIOLENTO MINISTRO
DE PROPAGANDA DE HITLER? ESTES SÃO OS 11 PRINCÍPIOS DERAM AO FUHRER O PODER POPULAR QUE DIZIMOU MILHÕES DE VIDAS.
01- PRINCÍPIO DA SIMPLIFICAÇÃO E DO INIMIGO ÚNICO.
SIMPLIFIQUE, NÃO DIVERSIFIQUE, ESCOLHA UM INIMIGO POR VEZ.
IGNORE O QUE OS OUTROS FAZEM, CONCENTRE-SE EM UM ATÉ ACABAR COM
ELE.
02- PRINCÍPIO DO CONTÁGIO.
DIVULGUE A CAPACIDADE DE CONTÁGIO QUE ESSE INIMIGO TEM.
COLOCAR UM PASSADO PERFEITO E MOSTRAR COMO O PRESENTE E O
FUTURO ESTÃO SENDO CONTAMINADOS POR ESSE INIMIGO.
03- PRINCÍPIO DA TRANSPOSIÇÃO.
ATRIBUA TODOS OS MALES SOCIAIS A ESSE INIMIGO.
04- PRINCÍPIO DA EXAGERAÇÃO E DESFIGURAÇÃO.
EXAGERE AS MÁS NOTÍCIAS ATÉ DESFIGURÁ-LAS, TRANSFORMANDO UM DELITO
EM MIL DELITOS, CRIANDO ASSIM UM CLIMA DE PROFUNDA INSEGURANÇA
E TEMOR. O QUE NOS ACONTECERÁ ?
05- PRINCÍPIO DA VULGARIZAÇÃO
TRANSFORME TUDO NUMA COISA TORPE E DE MÁ ÍNDOLE. AS AÇÕES DO
INIMIGO SÃO VULGARES, ORDINÁRIAS, FÁCEIS DE DESCOBRIR.
06- PRINCÍPIO DA ORQUESTRAÇÃO
FAÇA RESSOAR OS BOATOS ATÉ SE TRANSFORMAREM EM NOTÍCIAS, SENDO ESTAS
REPLICADAS PELA IMPRENSA OFICIAL.
07- PRINCÍPIO DA RENOVAÇÃO
SEMPRE HÁ QUE BOMBARDEAR COM NOVAS NOTÍCIAS ( SOBRE O INIMIGO ESCOLHIDO ), PARA QUE O RECEPTOR NÃO TENHA TEMPO DE PENSAR, POIS ESTÁ SUFOCADO POR ELAS.
08- PRINCÍPIO DO VEROSSÍMIL
DISCUTIR A INFORMAÇÃO COM DIVERSAS INTERPRETAÇÕES DE ESPECIALISTAS,
MAS TODAS CONTRA O INIMIGO ESCOLHIDO.
O OBJETIVO DESSE DEBATE É QUE O RECEPTOR NÃO PERCEBA QUE O ASSUNTO
INTERPRETADO NÃO É VERDADEIRO.
09- PRINCÍPIO DO SILÊNCIO
OCULTAR TODA A INFORMAÇÃO QUE NÃO SEJA CONVENIENTE.
10- PRINCÍPIO DA TRANSFERÊNCIA
POTENCIALIZAR UM FATO PRESENTE COM UM FATO PASSADO.
SEMPRE QUE SE NOTICIA UM FATO, SE ACRESCE COM UM FATO QUE TENHA ACONTECIDO ANTES.
11- PRINCÍPIO DE UNANIMIDADE
BUSCA CONVERGÊNCIA EM ASSUNTOS DE INTERESSE GERAL, APODERANDO-SE
DO SENTIMENTO PRODUZIDO POR ESTES E COLOCÁ-LOS EM CONTRA O INIMIGO.
SERIAM COINCIDÊNCIA AS PRÁTICAS DA MÍDIA ATUAL E TAIS SEMELHANÇAS?
Nenhum comentário:
Postar um comentário