sábado, 15 de setembro de 2018

O QUE É O TEOREMA DE NYQUIST?

Harry Nyquist  nasceu na Suécia em 1889 e morreu a 1976, foi engenheiro electrónico e ficou conhecido pelo teorema de Nyquist e pelos seus estudos sobre o ruído térmico.

O critério de Nyquist, também conhecido como teorema de amostra de Nyquist-Shannon, foi uma descoberta muito importante no campo da informação, em especial importância nas telecomunicações.

Este teorema foi desenvolvido, pela primeira vez por Nyquist em 1928, enquanto trabalhava na empresa “AT&T”.

Este teorema propõe que:

A amostra do sinal analógico deve ser capturada pelo menos a uma taxa duas vezes maior ao espectro do sinal obtido através de um receptor, que captura amostras do sinal. Por sua vez, cada amostra será convertida num determinado número de bits. Esta conversão depende da taxa de amostragem, tal como nos indica o critério de Nyquist. A taxa de ruído também faz parte da codificação para que este não perca qualidade.

Aplicando o teorema e determinando o ruído, a partir do sinal original, obteremos boa qualidade áudio. Na conversão analógico/digital, o sinal obtido é denominado por PCM (áudio digital sem compactação). Ou seja, obtemos sinais de boa qualidade mas sem compactação o que aumenta o tamanho do ficheiro. Porem, actualmente já é possível compactar sem perda de qualidade.

Hoje temos diversas tecnologias, graças aos homens do passado, homens raros e com qi acima da média, eu amo os inventores, por meio deles temos o que temos hoje. 

Até a próxima curiosidade galera. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário