quarta-feira, 15 de maio de 2019

DEPOIS DE CORTES NA EDUCAÇÃO, BOLSONARO ENFRENTA A 1 GREVE NACIONAL.

  O blog e canal izequielescritor, narra em artigo escrito acontecimentos desse dia nesse país. 


Depois dos cortes anunciados para a área da educação são temas do primeiro  protesto contra o governo Jair Bolsonaro (PSL), que hoje acontece em diversas cidades as principais cidades dos 26 estados e também no Distrito Federal. 
   Todos esses atos são em defesa das universidades federais, da pesquisa científica e do investimento na educação básica e acontecem após o (Ministério da Educação) anunciar um congelamento orçamentário que atinge recursos desde a educação infantil até a pós-graduação, com suspensão de bolsas de pesquisa oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sabemos que isso é absurdo, por que as pessoas agem de forma covarde, tirando dos mais simples, para proteger os maiorais, os mais ricos? Não podemos nos calar!
 
 Vejam os Estados que já registram manifestações .

 Já pelas  11h, professores, estudantes e trabalhadores da educação participavam de protestos em alguns estados. Foram registradas manifestações na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Alunos e docentes da USP (Universidade de São Paulo) realizaram protesto na manhã de hoje nos arredores da instituição, na zona oeste de São Paulo, bloqueando ruas e avenidas do entorno da cidade universitária. Os maiores protestos são esperados para o período da tarde em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, o ato está marcado para as 14h, no Masp, na avenida Paulista. As pessoas precisavam reagir, se não tiver reação, não tem ação. A luta é todos nesses país, não podemos admitir tirar sempre dos menos favorecidos, para que os ricos fiquem em suas luxuosas casas usufruindo do suor do pobre. 


  Na capital do Rio, havia concentração de diversos grupos nesta manhã na Cinelândia, no centro, para as aulas públicas. A concentração será na Candelária, local  de protestos na cidade. No início pela noite, está prevista uma caminhada até a Central do Brasil 
Em Campinas, professores, funcionários e alunos da Unicamp faziam panfletagem e uma passeata, na região central da cidade. O ato foi marcado para este período porque professores e estudantes de Campinas também vão participar da manifestação em São Paulo, à tarde. Também na capital paulista, universidades particulares como a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie vão aderir. Estudantes de instituições de diferentes perfis devem se somar às manifestações. Em Brasília, o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UnB (Universidade de Brasília), cuja gestão atual se define como liberal, aderiu à paralisação. A universidade f... A universidade foi uma das três a serem criticadas por Weintraub por promover suposta "balbúrdia"..  Já no Rio Grande Do Norte, alguns eventos estão marcados para as 16:00 horas da tarde, alguns já tendo começado antes. E o povo se unindo contra esses absurdos de retiradas de direito. 
  Vários campi da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também irão paralisar suas atividades. Na unidade de Osasco, onde Weintraub foi professor até o ano passado, estudantes programaram uma panfletagem pela manhã para também participar do ato no Masp, em São Paulo. Já em Curitiba, o ato acontecerá na praça Santos Andrade, na região central da cidade.. Agora o governo Bolsonaro terá que recuar, pois o povo não está mais para brincadeiras, haverá protestos sim em todo país. 

 Escolas públicas e privadas também participam .
 
Entidades como a UNE (União Nacional dos Estudantes), a ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) convocaram estudantes de todo o país a participar da mobilização de hoje. Escolas municipais e estaduais de São Paulo amanheceram com as portas fechadas na manhã de hoje. Unidades sindicais que representam professores de escolas particulares também apoiam o movimento. Em São Paulo, colégios tradicionais como Oswald de Andrade, Santa Cruz, São Domingos, Equipe e Vera Cruz aderiram à paralisação, segundo o Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo). Reitores das uni... -

Ato é "esquenta" para greve nacional marcada para dia 14 de junho Centrais sindicais já haviam convocado, para a mesma data, um protesto contra a reforma da Previdência. Para Antonio Gonçalves, presidente do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), o anúncio dos cortes fez com que o movimento pela educação ganhasse "mais corpo". "O objetivo é barrar a política educacional do governo, reverter os cortes e ampliar o investimento na educação pública e gratuita", diz. "Não estamos hierarquizando pautas. A gente vai para a rua em defesa da educação pública e contra a reforma da Previdência."


"É um projeto educacional que leva à maior parte da classe trabalhadora uma educação apenas instrumental, que busca inibir o pensamento crítico, e com esse tipo de concepção da educação nós não estamos de acordo", afirma. Por envolver diversos segmentos da educação, a paralisação é encarada como uma greve, mas não deve se estender para outros dias. Ela também serve como um balão de ensaio para uma greve nacional dos trabalhadores, convocada por centrais sindicais para o dia 14 de junho.


 E por aí  vamos vendo mais e mais pessoas se manifestando em busca dos seus direitos, com Lula preso, só resta as pessoas irem para as ruas. Não se cale, você é a voz dessa nação, não podemos deixar décadas de lutas por direitos, serem destruídas assim, jogada água abaixo. Você pode até pensar, más hoje isso não está me atingindo, más futuramente vai atingir, a você e a seus netos. A hora de lutar é agora.


Diversos campi da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) também irão paralisar suas atividades. Na unidade de Osasco, onde Weintraub foi professor até o ano passado, estudantes programaram uma panfletagem pela manhã para também participar do ato no Masp, em São Paulo. Já em Curitiba, o ato acontecerá na praça Santos Andrade, na região central da cidade.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/05/15/greve-educacao-cortes-governo-bolsonaro.htm?cmpid=copiaecola
Os cortes anunciados para a área da educação são tema do primeiro grande protesto contra o governo Jair Bolsonaro (PSL), que acontece hoje nas principais cidades de 26 estados e no Distrito Federal... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/05/15/greve-educacao-cortes-governo-bolsonaro.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário