segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Lula possui 243 milhões de Euros no vaticano? Será ?

  Será que é verdade que o ex-presidente Lula possui 243 milhões de euros depositados numa conta secreta do Vaticano na igreja?
Um vídeo que começou a se espalhar em  redes sociais na segunda quinzena de outubro de 2019 e também foi amplamente compartilhado através dos grupos do WhatsApp. Nele podemos ver uma mulher entrevistando um homem vestido de padre mostrando documentos que comprovariam que alguns líderes e ex-presidentes da América do Sul teriam contas secretas no Vaticano!
Dentre os nomes citados, nos documentos citam Nicolás Maduro – presidente da Venezuela – e o ex-presidente Lula (que, de acordo com o vídeo, teria 243 milhões de euros guardados lá).
Será que isso de fato é verdade ou será mentira?

  
De acordo com à acusação mostrada no vídeo, saiba que essa história de contas secretas do Vaticano circula desde o começo de 2019, como explica a imprensa de língua espanhola. A ACIPrensa, por exemplo, publicou um desmentido do Vaticano sobre essas supostas contas.
 
 



  Esse boato também foi desmentido pela agência de checagem colombia Check , que – além de ouvir o Vaticano – também analisou os documentos e constatou várias falsificações, como nas assinaturas.
Outro site também desmascarou as “provas” apresentadas pelo homem vestido de batina de padre.
Essas foram as publicações que encontramos desmentindo essa história. Agora, cabe a você em quem acreditar: Em um homem vestido de padre (que não se sabe quem é) ou em todos que pesquisaram a respeito e descobriram que os documentos foram forjados!

  

O Banco do Vaticano não é bem um banco

O instituto para as obras da religião, mais conhecido como Banco do Vaticano, é uma instituição financeira ligada a Santa Sé localizado na Cidade do Vaticano. Criado durante a Segunda G Mundial, o Banco do Vaticano administra as contas dos principais clérigos. Desde 2013, o Vaticano disponibiliza balanços anuais com todos os dados disponíveis para consulta.

 O homem que aparece no vídeo é o auto-intitulado diácono da Igreja Católica Jorge Sonnante. Uma pesquisa pelo seu nome no Google e rapidamente encontramos diversas denúncias de falsificações feitas pro ele. Em outubro de 2019, a igreja negou que Sonnante seja um diácono da instituição religiosa. 

Concluindo os fatos.

Não existe nenhuma prova de que o ex-presidente Lula tenha uma conta com milhões de euros no Vaticano. Essa informação vem sendo desmentida desde janeiro de 2019 por diversos órgãos de imprensa espanhóis e italianos (sendo desmentida, inclusive, pelo próprio Vaticano)! Essa notícia é fake news, Lula mais uma vez foi injustiçado por conservadores de má fé.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário