domingo, 17 de novembro de 2019

Mulher fica cega, após o uso prolongado do celular por uma noite.

  O uso em excesso do celular durante uma noite inteira causou cegueira temporária em uma mulher. Ela acabou perdendo a visão do olho esquerdo porque uma veia estourou e inundou a retina com o sangue, bloqueando a visão. A exposição às luzes do display do celular gerou muita tensão muscular no olho que, consequentemente, causou a ruptura da veia. O caso ocorreu na China e se tornou público nos últimos dias, reaquecendo a discussão sobre a mania de passar o dia completo com o smartphone por perto. 


   Depois de ser levada para o hospital, a mulher foi diagnosticada com retinopatia de Valsava pela doutora Qiu Wangjian. A situação aconteceu justamente pela ruptura de vasos sanguíneos superficiais da retina devido ao esforço físico.

A doutora Wangjian explicou que "a paciente ficou acordada a noite toda tocando no celular" e que quando acordou e voltou a mexer no aparelho. “Cerca de cinco minutos depois, a paciente descobriu que não conseguia enxergar pelo olho esquerdo. Ela não conseguia ver nada”, contou a médica. Imagina o desespero de você acordar e não poder enxergar por causa do uso excessivo do celular.


 Ela informou que foram encontradas várias e grandes manchas de sangue na retina da paciente, portanto agiu imediatamente para que ela não sofresse sequelas do acidente. Para remover o sangue, foi necessária uma operação a laser que criou um pequeno furo no olho. Após a drenagem da substância, a mulher recuperou novamente visão. 

 
    Os casos envolvendo retinopatia de Valsava começaram a ser documentados a partir de relatos de alguns pacientes que passaram por graves lesões nos olhos após sofrerem com vômitos, ataques de asma, tosse intensa e outros casos que levam tensão muscular na região dos olhos. 


  A preocupação com a exposição do olho à luz de vários dispositivos eletrônicos não é de hoje. No ano passado, por exemplo, a Universidade de Toledo documentou que a luz azul emitida pelos displays prejudica a retina e incita o crescimento de moléculas venenosas que poderiam causar a degeneração ocular. Bastante atenção ao usar esses aparelhos e principalmente os de cores azuis.


   Talvez tenha sido por esse motivo que várias fabricantes de celulares estejam empenhadas em trazer o modo escuro aos aparelhos hoje em dia, como é caso do iOS 13 da Apple, do Android 10 e de inúmeros aplicativos que já adeririam ao novo tema. Até o WhatsApp trouxe o módulo noturno. 


   A Academia Americana de Oftalmologia também apontou em março deste mesmo ano que houve um aumento no número de reclamações sobre desconfortos, fadiga ocular, olho seco, dores de cabeça e insônia devido à exposição visual à telas desses aparelhos. 


   Por causa disso, os cuidados preventivos com a saúde ocular aumentaram. A própria entidade recomenda a distância de um braço entre os olhos e os monitores, bem como sugere que sejam usados filtros de telas foscos e ajustes de iluminação. Outra recomendação é descansar a visão, se possível utilizando a “regra 20-20-20”. Ela se resume em tirar uma pausa a cada 20 minutos, olhando um objeto a 20 pés de distância (6 metros) por 20 segundos. 

  Além dessas recomendações, dê uma pause a cada três horas do aparelho, para tomar uma água ir ao banheiro e fazer outras coisas, assim evitar ter problemas na sua visão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário