quinta-feira, 28 de março de 2019

STJ PODE INOCENTAR LULA NO CASO TRIPLEX

STJ está se preparando para julgar o recurso de Lula contra condenação no caso tríplex

 A quinta turma do STJ se prepara para julgar nos dias seguintes o recurso de Lula contra a sua condenação injusta no caso triplex. 

O STJ é a instância número 3 da justiça.

e uma confirmação da condenação nessa corte tiraria, no caso de Lula, uma discussão no Supremo Tribunal Federal sobre a prisão ou não de pessoas julgadas  em segunda instância -esse julgamento foi marcado para o dia 10 de abril.

  Nesta segunda-feira dia (25), o recurso especial no STJ estava quase pronto para ser julgado. Há uma possibilidade que o relator, o ministro Felix Fischer, leve esse processo em mesa (sem uma inclusão na pauta, no jargão jurídico para ser observado nas próximas sessões.

 Com essa expectativa, a defesa de Lula protocolou junto ao STJ nesta segunda um  pedido novo. Os advogados querem que a corte cancele o processo na 13ª Vara Federal em Curitiba e no TRF-4  com sede em Porto Alegre, sob o argumento de que o julgamento deveria ter sido realizado pela Justiça Eleitoral.

 A defesa se baseou no entendimento firmado no último dia 14 pelo Supremo de que os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro associados a caixa dois deveriam ir para a Justiça Eleitoral, e não Federal. A decisão do STF foi considerada uma derrota para a Lava Jato.

 Eles também pediram ao ministro Felix Fischer que divulgue com antecedência  a data do julgamento do recurso para assegurar o acompanhamento e toda a participação da defesa.

Eles apresentaram a Fischer  novos fatos que mostrariam uma nova análise, como o tal acordo entre a Petrobras e autoridades americanas -que gerou o fundo bilionário que a força-tarefa da Lava Jato pretendia gerir- e documentos juntados a um processo trabalhista que apontariam que o Leo Pinheiro, da OAS, pagou  alguns ex-funcionários com o objetivo de mudar suas delações.
Para a defesa, isso "torna ainda mais passível de descrédito o depoimento prestado pelo corréu [Leo Pinheiro] para incriminar o ex-presidente Lula em troca de benefícios".

Lendo todo esse artigo que a gente escreveu através de pesquisas, fica cada dia mais clara a inocência de Lula. Até agora não conseguiram provas concretas que possam incriminar o nosso ex presidente Lula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário