segunda-feira, 25 de março de 2019

LULA GANHA DE NOVO

Lula vence mais uma. O promotor de São Paulo Cassio Roberto Conserino foi condenado a pagar R$ 60 mil por danos morais ao nosso ex-presidente Lula por chamá-lo de "encantador de burros" Facebook.

 A decisão foi feita pelo juiz Anderson Fabrício da Cruz, da 3ª Vara Cível da Comarca de São Bernardo do Campo (SP), na ação movida por Lula sob alegação de que o réu abusou dos poderes do cargo de promotor de Justiça para poder assumir as investigações  do caso Bancoop, sem observar o princípio do Promotor Natural.

 A defesa do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, do Teixeira e Martins Advogados, também pediu indenização por danos morais por uma publicação feita no Facebook do réu. Segundo o pedido, que queria indenização de R$ 1 milhão, as informações divulgadas demonstraram claramente a intenção de perseguição pessoal e motivação de abalar os direitos da personalidade da pessoa de Lula. 

no julgamento do caso, o juiz Anderson da Cruz entendeu que a imagem compartilhada pelo réu teve a intenção calculada e provocativa de humilhar, menosprezar  e desprezar". Segundo o juiz, foi um "conteúdo ofensivo,  e injuriante que atinge a honra e a imagem do autor e de qualquer outra pessoa na mesma situação, já que a figura do “Burro” é notoriamente associada à falta de inteligência".


Segundo a decisão, a publicação é um insulto capaz de ofender a honra do ofendido e não de uma simples piada, "o que deveria ser de conhecimento de um experiente integrante do sistema da justiça", conforme disse o juiz. 
"Ora, pessoas públicas como o autor, especialmente aquelas ocupantes de cargos públicos de natureza representativa, estão sujeitas a críticas  mais severas dos demais cidadãos, entretanto, essa autoridade dos seus direitos de personalidade tem limites, não ser possível que o exercício do direito de crítica transborde para a difamação e a injúria como parece que, dias a dias  vem se tornando a regra em nossa sociedade", observou o magistrado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário